TX HostX - шаблон joomla Авто

VOCÊ SABE O QUE É UMA ONU E QUAL SUA FUNÇÃO?

Nos últimos anos as operadoras de telecomunicações tem mostrado um grande interesse em fornecer aos clientes residenciais diversos serviços que requerem grande largura de banda, dentre eles um serviço denominado “triple-play”, ou seja, vídeo, voz e dados na mesma rede. Para isso, é necessário utilizar fibras ópticas.

 

 Figura 1 - Ilustração ONU

 

As redes ópticas passivas são compostas por fibras ópticas e diversos dispositivos ópticos e sistemas, como ONUs, OLTs, filtros, divisores passivos e lasers. Na figura 1 você pode verificar exatamente qual a função das O.N.U’s.

ONU: Unidade de Rede Óptica. A sua função principal é fornecer o acesso aos usuários, concentrando o tráfego até que possa transmiti-los. A ONU está localizada em distâncias longas ou curtas do usuário final, com sua respectiva configuração, e na locação do usuário final, como na configuração FTTH e FTTB. Nestas duas, a ONU recebe a denominação de terminal de rede óptica (optical network terminal-ONT). Além disso, quando a OLT envia mensagens em broadcast, as ONUs reconhecem apenas mensagens destinadas a ela e ignoram as demais.

Outra funcionalidade importante é a conversão do sinal óptico em elétrico para os dispositivos padrões, como telefones, computadores e outros equipamentos de aplicação do usuário final. (SANTOS; ROSSI; CÉSAR, 2009).

A ONU é um equipamento muito importante, se não o mais, para que o sinal chegue em perfeito estado até você. Sempre é bom a conferência deste equipamento que geralmente fica interno na sua residência ou empresa. Se o mesmo estiver com qualquer defeito ou mal funcionamento, isto pode estar afetando diretamente na qualidade ou até mesmo no recebimento do seu sinal.

 

SAC Yukaline: 0800 647 4408 ou 47 3347.4300

(Ref.: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialropassiva1/pagina_3.asp)

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar